Resina Para Confecção De Levante De Mordida – Build up

Numa seqüência clássica de tratamento ortodontico, onde corrige-se:

( em casos de mordida profunda ):

primeiro – o problema transversal;

segundoo problema vertical;

terceiroo problema antero-posterior.

(e em casos de mordida aberta ):

primeiroo problema transversal;

segundoantero-posterior;

terceiroo vertical.

 

Verifica-se a grande prioridade na correção transversal como sendo o primeiro grande objetivo a ser observado no planejamento e execução de qualquer tratamento ortodôntico.

 

Até pouco tempo atrás, mais especificamente, antes da grande divulgação dos protocolos de tratamentos com autoligados, um artifício pouco usado em tratamentos convencionais era a confecção de “levantes de mordida” ou buildups com resinas aderidas aos dentes molares.
Hoje em dia sabe-se que a confecção destes levantes de mordida “destravam” o encaixe oclusal favorecendo muito a correção transversal do paciente.
Porém, um problema que o profissional enfrentava,  na fase da remoção destes levantes de resina,  era  identificar o limite de onde terminava a resina e onde começava o esmalte.
E quem nunca desgastou esmalte achando que ainda estava removendo resina que jogue a primeira pedra.
Mas uma solução logo apresentou-se para este problema: resinas com cores frias.
Sim, isso mesmo! Temos a opção de comprar, por exemplo, uma resina de cor azul, que após sua polimerização continua com uma cor azul criando uma nítida identificação de onde é dente e onde é resina.
Apesar desta ser uma ótima opção, ainda é muito difícil ter este produto disponível em dentais, inclusive de algumas cidades grandes e até de dentais de “várias” capitais do país.
Então uma ótima opção de uso deste artifício é explicado neste vídeo.
Assista e veja como você pode “fabricar” uma resina com cor diferente para usar como levante de mordida.
Tenha um bom aprendizado!

GOSTOU? Então deixe seu comentário e assine nosso Canal no YouTube!

9 Comentários


  1. Olá Professor Beto Mendes. Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho.
    Porém fiquei com uma dúvida. Há poucos dias tive o prazer de assistir uma aula sobre propulsor mandibular com o professor Dr. Valdemir Westerich, idealizador do PMW, e nesta ele indicou o uso do aparelho, no caso o PMW, por de 8 a 9 meses.
    Gostaria de saber se o tempo difere do indicado por você pelo fato de ser um APM, um propulsor diferente, ou pelos braquetes autoligados, que no caso o Professor Valdemir trabalha com braquetes convencionais?

    Responder

    1. Oi Cristiano, tudo bem? Não é a primeira vez que vejo um comentário como o seu. De qualquer forma, obrigado pelo comentário, super pertinente ao assunto. Vamos lá. Dá uma olhada neste link: http://ref.scielo.org/7m4xvr , é uma revisão da literatura mostrando que realmente os resultados dento alveolares em adultos são muito importantes, mas extremamente pobres em relação a ganhos de crescimento esqueléticos. Sendo assim, em uma conversa com o professor Nanda, de Connecticut, nos Estados Unidos, o avanço dento-alveolar ocorrerá com 3 meses, mais que isso é só para esperar o resultado esquelético (suposto) que realmente não temos comprovação. Por isso o protocolo que cito acima é o mais pertinente. Assim o uso em meus pacientes com resultados incríveis. Espero ter ajudado. Abraço do Beto Mendes

      Responder

  2. Essa dica é excelente, uso muito aprendi com você, parabens sua dicas sao uteis, você é um otimo profissional 👏🏼👏🏼👏🏼

    Responder

  3. GOSTARIA DE SABER SE PARA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR É INDICADO O USO DO LEVANTE COM RESINA E OS AUTOLIGAVEIS??? MEU FILHO TEM 5 ANOS PESQUISEI NA INTERNET E NÃO ACHEI NADA SOBRE ANTERIOR, SÓ POSTERIOR TEM INFORMAÇÃO….

    Responder

    1. Oi Juliana, tudo bem? Primeiro gostaria de agradecer por seu interesse em meu blog. Mas você é dentista ou é uma mãe procurando uma solução para seu filho de 5 anos?
      Preciso saber com qual linguagem e como orienta-la de acordo com seu perfil, ok?

      Responder

  4. Boa tarde, Professor!
    Coloquei aparelho ortodôntico em 2012, meus dentes alinharam porém ocorreu má oclusão, coloquei novamente com outro profissional, que optou pelo uso do aparelho autoligado. Durante o tratamento ele colocou levante nos dentes pré molares (de baixo), dai em diante, comecei a perceber que ocorreu mudança estética, a qual eu não gostei, pois eu tinha a linha (contorno) da mandíbula junto com o masseter bem acentuado (gostava muito). Fiquei com o levante durante 8 (oito) meses, passados esse tempo pedi para retira-lo, pois estava/estou com muitas dores, além de não estar satisfeita com a estética, meu queixo foi para trás minha mandíbula rotacionou (no sentido horário) e não tenho mais aquela linha de mandíbula que citei acima, não somente, também sinto que o osso zigomático está bem mais saliente que a mandíbula (talvez por ter sofrido rotação horaria). Gostaria de saber se vai voltar ao normal naturalmente ou se o dentista deve fazer alguma movimentação extra pra que retorne para posicionamento natural dela. Pedi para ele fazer a movimentação contraria para tentar voltar ao normal porque estou me sentindo muito feia, ele não quer e diz que vai ter que ser assim. OBS: Durante o tratamento sempre falou que ia rotacionar no sentido horário para dar a impressão de mais queixo, porém fez o oposto. Estou sentindo muitas dores e cansaço na mandíbula, sinto a impressão que estou de boca aberta o tempo todo, isso me cansa. Por favor me responda e diga se volta ao normal daqui um tempo, ou tenho que me preocupar com isso. Agradeço desde já!

    Responder

    1. Olá Ana Carolina, sinto muito, mas é impossível avaliar seu caso apenas com um texto. Para fazer qualquer tipo de avaliação tenho que olhar o paciente, fazer uma análise da função, às vezes tenho que pedir radiografias, comparar com exames anteriores… enfim, não consigo te dar uma resposta adequada. Não tenho dados para isso.

      Responder

  5. Tem como o senhor passar um contato que eu consiga falar diretamente com o senhor, e se possível marcar uma consulta?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.