Instalação de APM
Você já se deparou com um paciente de Classe II, cujo problema era uma mandíbula pequena, que necessitava de avanço?
Provavelmente sim! E qual mecânica você optou tratar este paciente?
Dentre tantas mecânicas, o uso do APM vem se mostrando bastante eficiente tanto em pacientes em crescimento como em pacientes adultos.
Por isso fiz este vídeo com o intuito de ajudar os colegas que ainda têm alguma dúvida nesta instalação.
Bom aprendizado!
Quer aprender a confeccionar um APM?
CLIQUE AQUI e seja direcionado para o artigo
Link permanente
ola beto!!então..estava vendo a aula de apm.muitooo bommm!e aqueles casos que são classe 1 de um lado e classe 2 de outro.posso usar o apm para corrigir a linha media e a classe 2?
Link permanente
Olá Marcos Henrique, tudo bem? Sua pergunta é muito boa, vamos lá. Se o problema da Classe II for maxilar, isso significa que o arco superior está com desvio da linha média, então não se deve usar APM para estes casos. O que terá que fazer é uma distalização de toda a bateria do lado que está com a Classe II na Maxila. Para isso pode usar mecânicas com qualquer distalizador que domine. Agora, se o caso for por um desvio de linha média mandibular, então sim pode usar o APM. Eu sempre uso dos dois lados, para o paciente não ficar desviando o queixo com o APM instalado apenas de um lado. Então nestes casos, o lado que está em Classe I terá o o Tubo Maxilar cortado até a altura do canino, sem avanço, fica passivo, porém estabilizando o balanço da Mandíbula. E o lado que está em Classe II, corte o Tubo Maxilar, também na altura do canino deste lado, como mostro nos vídeo, porém este lado terá um avanço. A dica aqui é pedir para o paciente coincidir as linhas médias inferior com a superior, assim a posição ficará da forma correta para marcar os tamanhos dos Tubos Maxilares.
Link permanente
Qual o fio que você utilixa no superior? Não precisa conjugar?
Obrigada
Link permanente
Oi Thaís, obrigado por sua pergunta. O superior eu mantenho na sequencia de nivelamento que estou fazendo. Se estou com um fio de niti ou termoativado, então conjugo todos os dentes, se estou com fio de aço ou TMA, então dobro o fio na distal dos molares. O efeito do APM no molar superior é sempre de distalização com intrusão. Por isso devo saber se esses movimentos são favoráveis ou não, se não forem favoráveis, devo dificulta-los com ajuda de ancoragem para evitar isso. Se for favorável, apenas acompanho esse efeito.